Domingo, 14 de Dezembro de 2003

...De que é feito o Universo?...


 


Todos sabemos que a matéria é constituída por: protões, neutrões e electrões. Os protões e neutrões formam o núcleo dos átomos, em torno do qual se encontram os electrões.


Os astrónomos chamam a esta matéria: bariónica..


 


Até há cerca de 10 anos, pensava-se que o Universo era quase inteiramente constituído por “matéria bariónica”. Contudo, na última década, têm vindo a acumular-se provas que sugerem a existência de algo no Universo, que nós não conseguimos ver e que talvez seja uma nova forma de matéria.


 


Calculando os movimentos das estrelas e gás, os astrónomos podem “pesar” galáxias. No nosso sistema solar, podemos utilizar a velocidade da Terra em torno do Sol, para medir a massa deste. A Terra move-se em torno do Sol a cerca de 30 kms/s. Se este fosse quatro vezes mais massivo, a Terra teria que mover-se em torno dele a uma velocidade de 60 km/s, para poder permanecer em órbita.


O Sol desloca-se na Via Láctea a 225 kms/s e podemos usar a sua velocidade, bem como a de outras estrelas, para calcular a massa da nossa galáxia. De igual modo, observações rádio e ópticas de gás e estrelas de distantes galáxias, permitem aos astrónomos determinar a distribuição da massa nestes sistemas.


 


A massa que os astrónomos calculam para as galáxias, incluindo a nossa, é cerca de 10 vezes maior que a massa visível (estrelas, gás e poeira) numa qualquer galáxia. Esta discrepância foi verificada experimentalmente, utilizando o chamado efeito da “lente gravitacional”, a curvatura da luz, prevista por Einstein na sua Teoria Geral da Relatividade.


 


Utilizando o Hubble, puderam comprovar como a imagem de fundo das galáxias longínquas, era distorcida pelo aglomerado (cluster) de galáxias em primeiro plano. Desse modo, os astrónomos conseguiram calcular a massa do aglomerado, a qual era mais de 5 vezes a massa visível de estrelas, gás e poeiras.


 


Qual é a natureza da “matéria escura” (dark matter), esta matéria misteriosa que exerce atracção gravitacional, mas que não emite nem absorve luz? Os astrónomos não sabem, embora existam especulações plausíveis:


 


- MACHOs (MAssive Compact Halo Objects), que, no fundo, são matéria bariónia (“anãs castanhas”, ou “buracos negros” supermassivos);


- WIMPs (Weakly Interacting Massive Particles) essas sim: matéria não-bariónica. Estas partículas hipotéticas, produzidas pouco tempo após o Big Bang, teriam dado origem a novas formas de matéria, que poderia actuar sobre a matéria visível através da dark force.


 


 

publicado por quim às 16:38

link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De amiga a 4 de Janeiro de 2004 às 15:20
Alberto Caeiro

Estas Verdades


Estas verdades não são perfeitas porque são ditas.
E antes de ditas pensadas.
Mas no fundo o que está certo é elas negarem-se a si próprias.
Na negação oposta de afirmarem qualquer cousa.
A única afirmação é ser.
E ser o oposto é o que não queria de mim.

De FataMorgana a 15 de Dezembro de 2003 às 01:04
O universo, tal como a vida, é feito "de pequenos nadas" (o Sérgio Godinho, os astrónomos e sobretudo Deus, que me perdoem!). É por isso que é tão misterioso e lindo!
De Fernando a 14 de Dezembro de 2003 às 23:29
Quando entro como leitor anónimo e só me acontece quando acedo aos comentários.Não acontece em mais nenhum blog...
De quim a 14 de Dezembro de 2003 às 22:21
...não sei Fernando, quanto ao problema que dizes existir ao entrar no meu blog; inda mais ninguém se "queixou" disso... mas, acontece quando entras como "leitor" anónimo, quando entras no "meu" blog ou quando entras como "editor" do meu blog???
...amanda mais coisas bonitas
abração
De Fernando a 14 de Dezembro de 2003 às 22:04
Obrigado pela tua intervenção no que respeita ao Doppler.Talvez este meu artigo não se coadune com o teu blog.Talvez ...
Talvez tu tenhas razão e,tudo isto,não seja mais que uma projecção holográfica de outra realidade,como diz o Vasco.
Talvez ...
Mas uma certeza: a minha amizade.

Nota: o teu blog é o único que eu consulto e que,quando quero fazer um comentário me aparece um aviso,em inglês, de problemas com o característico triângulo amarelo e o ponto de exclamação no canto superior esquerdo.Depois de clicar no "voltar ao blog",o comentário fica,mas desliga o blog e a Internet:
É caso para o Xiri resolver...
Abraço.Fernando.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Novembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. ...fim

. Apetites

. ...primeiro aniversário.....

. ...mudei para aqui:

. ...dá prazer ouvir...

. ...amar como o vento...

. ...upgrades...

. ...morreu...

. ...nave...

. ...adeus Fialho...

.arquivos

. Novembro 2006

. Junho 2006

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

. Novembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds